Sign in

Raoul

Como Fazer do Maior Mal de Nossas Vidas Nossa Maior Felicidade

O sofrimento é o grande problema da vida humana. Todos devemos sofrer. Ora pequenas dores, ora maiores podem cair por nossa conta. Devemos contar agora aos nossos leitores como evitar muitos desses sofrimentos; como diminuí-los todos e como derivar grande benefício de cada um que possamos ter que suportar.

A razão pela qual o sofrimento parece tão difícil é que, primeiro, não somos ensinados sobre qual o significado do sofrimento. Segundo, não somos ensinados como aguentá-los. Terceiro, não somos ensinados sobre seu valor sem preço. Isto se dá pela incompreensível negligência por parte de nossos professores. …


“A Madre de Jhesu-Cristo, que é Sennor de nobrezas,

non soffre que en sa casa façan furtos nen vilezas”

A epígrafe deste início está na trigésima segunda cantiga das Cantigas de Santa Maria, escritas no século XIII por Afonso X, rei de Leão e Castela. A cantiga conta como Santa Maria de Montserrat descobriu um furto feito em sua igreja[1] e desenrola a história no cotidiano religioso da Idade Média, descrevendo um furto realizado por ambiciosos que desrespeitaram a Deus ao roubar o dinheiro de certa igreja. …


Em 31 de outubro de 1517, eram fixadas as noventa e cinco teses do monge agostiniano Martinho Lutero na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg, na Alemanha, entrelinhando uma rebeldia contra a Igreja Católica e contestando inúmeros pontos que via como graves erros ou heresias. Deu-se então, início a uma série de protestos contra a Tradição da Igreja que, apesar de seu caráter aparentemente repentino, apoiou-se em antigas heresias; no pensamento escrupuloso de seu porta-voz e na inflamação dos desejos de um monge que encontrou refúgio na depravação social.

É facílimo evidenciar, em nosso século, as inúmeras denominações protestantes…


A Eucaristia é o principal sacramento da Igreja Católica, sobrepondo-se a todos os outros pela real presença do corpo, alma e divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo. Muito se é falado deste sacramento e muitas são as concepções populares. Mas o que é, de fato, a Eucaristia?

Porventura o cálice de benção, que benzemos, não é a comunhão do sangue de Cristo? E o pão, que partimos, não é a participação do corpo do Senhor? (I Cor 10, 16)

Raoul

Porque em vós está a fonte da vida, e é na vossa luz que vemos a luz. (Sl 35:10)

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store